Página inicial > Últimas Notícias > Capacitação dos Conselheiros Tutelares em Fátima - TO fortalece atuação em defesa da infância e adolescência
Capacitação

Evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e pelo CMDCA abordou temas essenciais para o exercício responsável da função

• Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 18h10
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 18h10

No último dia 01 de dezembro, foi encerrada com sucesso a Capacitação e Treinamento dos Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes, realizada em Fátima - TO. O evento, que transcorreu entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

des. 04

Durante os cinco dias de intensas atividades, os participantes foram imersos em temas de grande relevância, com foco na ampliação de conhecimentos e aprimoramento das habilidades necessárias para o desempenho eficaz da função de Conselheiro Tutelar. Dentre os assuntos abordados, destacam-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas atualizações, diretrizes de ação e atuação dos Conselhos Tutelares, discrição e sigilo do Conselheiro Tutelar, regime disciplinar, rede de proteção e a Legislação Municipal de Regulamentação do Funcionamento e Disciplina do Conselho Tutelar.

A capacitação proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências entre os futuros conselheiros, promovendo a integração e fortalecendo o trabalho conjunto em prol da garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em investir na qualificação de seus agentes, visando assegurar um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.

O encerramento do evento contou com a entrega de certificados aos participantes, celebrando o comprometimento dos conselheiros com a constante busca por conhecimento e aprimoramento. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o CMDCA reforçam, assim, o compromisso com a promoção do bem-estar infantojuvenil e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.