Página inicial > Últimas Notícias > Ação em alusão ao dia 18 de Maio promove conscientização e proteção à infância
Infância e Respeito

Ação em alusão ao dia 18 de Maio promove conscientização e proteção à infância

• Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h15
  • Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 18h15

2No dia 23 de maio, o Colégio Estadual Conceição Brito localizado na cidade de Fátima do Tocantins, sediou uma importante ação em alusão ao dia 18 de Maio, data dedicada à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com a parceria da Defensoria Pública do Tocantins, além da participação essencial da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar, da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Educação.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e a sociedade como um todo sobre a importância da proteção à infância, a ação promoveu uma série de atividades educativas e informativas. Palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e exposições foram organizadas para abordar o tema sensível e estimular a reflexão sobre os direitos das crianças e adolescentes.

A parceria entre a Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRAS, o Conselho Tutelar, a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação possibilitou a criação de um ambiente propício para a conscientização e o diálogo sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual infantojuvenil. Essa união de esforços demonstra a importância da integração entre diferentes órgãos e instituições no enfrentamento de uma questão tão grave.

Além da ação realizada no Colégio Estadual Conceição Brito, as atividades em comemoração ao dia 18 de Maio também se estenderam ao CRAS, onde foram envolvidas as crianças atendidas pelo serviço de convivência. Essa iniciativa contribuiu para que as crianças compreendessem seus direitos e se sentissem protegidas, fortalecendo assim a rede de proteção e prevenção ao abuso e à exploração sexual.

A conscientização e a mobilização social são fundamentais para combater esse tipo de violência e garantir um ambiente seguro para as crianças e adolescentes. A ação realizada no Colégio Estadual Conceição Brito e no CRAS do município de Fátima é um exemplo inspirador de engajamento e envolvimento de diversas instituições em prol da defesa dos direitos das crianças, reforçando a importância de se promover um futuro livre de abusos e exploração sexual infantojuvenil.