Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais de Educação e Saúde formam parcerias para melhorar o desempenhos dos alunos
Educação e Saúde

• Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 17h16
  • Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 17h16
imagem sem descrição.

Nessa quarta-feira (16), a secretária de saúde Eunice Amorim e a psicóloga Maria do Socorro, receberam o Diretor da Escola Estadual Conceição Brito, Júnior Fernandes, juntamente com a orientadora da escola Leidianne da Silva.

O objetivo do encontro foi motivado pelo reconhecimento da necessidade de se estabelecer uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Escola Estadual, para que alunos recebam acompanhamento psicológico com o intuito de melhorar seu desempenho e convívio com os demais no ambiente escolar.

Por que as emoções são importantes?

Para entender melhor o motivo de se investir no apoio psicológico, precisamos primeiro entender a importância das emoções em nossa vida, especialmente para alunos e os envolvidos no ambiente escolar.

1. As emoções são importantes para atenção, memória e aprendizado

Emoções como a empolgação e curiosidade atraem a atenção e promovem um maior envolvimento nas aulas, o que é válido tanto para professores quanto para alunos. Já o estresse e a ansiedade, especialmente quando prolongados, atrapalham a concentração e interferem no pensamento, prejudicando o aprendizado.

Consequentemente, as emoções estão ligadas ao desempenho dos professores e alunos em sala de aula.

2. Para a tomada de decisões

Quando estamos sobrecarregados e nos sentindo estressados, as áreas de nossos cérebros responsáveis ​​pela tomada de decisões também podem ser prejudicadas. Afinal, em quadros de estresse geralmente as decisões são tomadas por impulso.

Por outro lado, em estados emocionais mais positivos, como alegria e disposição, as pessoas tendem a avaliar melhor e tomar decisões mais sábias e assertivas.

3. Para os relacionamentos

Muitas vezes nossos sentimentos resultam em atitudes que podem determinar como será o relacionamento com as pessoas ao nosso redor. Os professores que expressam ansiedade ou frustração (em sua linguagem corporal, tom de voz ou comportamento) tendem a afastar os alunos, gerando assim uma influência negativa na aprendizagem.

O mesmo é válido para alunos nessa situação que podem ter mais dificuldade para socialização, acarretando na dificuldade para realizar trabalhos em grupo.

4. Para a saúde e o bem-estar

A maneira como nos sentimos influencia nosso corpo, incluindo a saúde física e mental. O estresse está associado ao aumento dos níveis de cortisol, hormônio que afeta diretamente nossa saúde física e mental, incluindo depressão.

Sabe-se que tanto conviver com emoções agradáveis quanto a capacidade de regular emoções desagradáveis ​​trazem benefícios à saúde, incluindo maior resiliência durante e após eventos traumáticos.